
A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.
Para saber como proceder quando reparar o aparecimento de bolhas ou micoses na sua virilha (ou até mesmo do seu parceiro ou parceira), continue lendo o artigo do umCOMO e descubra: bolhas na virilha, o que pode ser? Podem ser DST? Abordamos tanto a bolha na virilha masculina como a feminina!
Também lhe pode interessar: Como curar uma micose na virilha
Índice
- Bolhas na virilha
- Bolhas de pus na virilha
- Micose na virilha masculina ou feminina
- Herpes genital
- Bolhas na virilha e HPV
- Sífilis e bolha de água na virilha
- Molusco contagioso e bolhas de pus na virilha
- Piolho pubiano e bolhas de sangue na virilha
Bolhas na virilha
As bolhas com pus na virilha feminina ou masculina podem ser foliculite. Que é indispensável manter a pele sempre hidratada com o uso de cremes hidratantes isso já não é novidade. Mas às vezes esquecemos justamente da região da virilha. O grande problema é que, com a falta de hidratação e esfoliação (para a retirada de células mortas), a pele fica muito seca e, por conta do atrito com o mecanismo de depilação (lâmina ou cera, por exemplo), acaba ficando também irritada e formam-se pequenas bolinhas na virilha avermelhadas.
Foliculite na virilha
Com o novo crescimento dos pelos, também é comum que apareçam foliculites. Elas ocorrem pela inflamação dos folículos - as pequenas cavidades da pele aonde os pelos crescem -, juntamente com a ação da bactéria Staphylococcus aureus. Quando os pelos não conseguem subir pela cavidade, encravam dentro da pele e causam inflamação, erupções, vermelhidão e até mesmo coceira.
As foliculites, se não tratadas corretamente, podem evoluir para furúnculos e, se os furúnculos não forem tratados a tempo, podem ainda evoluir para abscessos. Por vezes são confundidas com candidíase (que não causa bolhas) ou com outras DSTs.
A boa notícia é que é fácil corrigir essas bolinhas de maneira fácil e em conta. Como curar bolinhas na virilha?
- Utilize uma luva de crina para tomar banho diariamente, pois ela facilitará a remoção de células mortas. Com isso, as bolinhas que já estão sairão e a esfoliação impedirá que elas apareçam novamente.
- Faça uso de um creme esfoliante. Você pode comprá-lo em farmácias ou lojas de cosméticos ou fazer em casa um esfoliante à base de mel e açúcar. Confira em nosso outro artigo como esfoliar o corpo com produtos caseiros.
- Aposte em um método de depilação que seja mais duradouro. Quanto menos vezes você precisar depilar o corpo, menor será a incidência das bolinhas e menor as chances de aparecer uma foliculite.
- Se você já sofre de foliculite, considere procurar um médico, assim você consegue saber qual a gravidade do seu caso. Os profissionais da área costumam receitar antibióticos orais ou tópicos para aliviar os sintomas.

Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha
Bolhas de pus na virilha
Além das doenças sexualmente transmissíveis, uma das complicações que podem causar o sintoma é a dermatite, que provoca bolhas na pele que coçam, assim como descamações e avermelhamentos na região afetada.
Dermatite
As bolhas de pus na virilha tem aspecto de pequenas feridas, mas com líquido dentro delas, e podem afetar tanto o homem como a mulher. Esse líquido pode ser água ou pus e podem existir diversas causas do aparecimento dessas bolhas, podendo até ser desde uma alergia alimentar que se manifestou na pele até alergia a um produto com o qual entramos direito em contato, além da dermatite atópica, doença autoimune e crônica que também causa inflamação na pele[1].
Em caso de bolhas de água na virilha feminina, a causa pode ser alergia de contato ao tecido da calcinha ou então ao produto usado para higienização das roupas. Caso você tenha trocado de sabão nos últimos tempos, é grande indício de reação alérgica.
Leitura complementar: Como tratar a dermatite alérgica

Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha
Micose na virilha masculina ou feminina
A tinea cruris, popularmente conhecida como micose na virilha, é uma infecção fúngica bastante comum[2]. Fatores como épocas de altas temperaturas, o uso frequente de roupas apertadas e de roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos e o suor ajudam a preparar um terreno propício para a proliferação de fungos.
O fungo causador da doença está presente em nosso corpo, no entanto, a sua proliferação em excesso acaba sendo danosa à saúde. A doença é transmitida pelo contato sexual e pelo compartilhamento de toalhas, lençóis e até mesmo roupas contaminadas com o fungo. Porém, para que o fungo vença o sistema imunológico do corpo e se reproduza em demasia, ele precisa encontrar um terreno propício para tal. Aqui entram fatores como calor, umidade e ausência de luz da região da virilha, a predisposição genética também está dentre os farotes causadores da infecção[2].
Os principais sintomas incluem coceira e vermelhidão local. O tratamento, no entanto, é simples: feito com pomadas antifúngicas que, muitas vezes, sequer necessitam de receita médica.
Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Imagem: onortao.com.br
Herpes genital
Bolha na virilha pode ser sinal da herpes genital, doença sexualmente transmissível causada por um vírus[3]. Transmite-se através do contato direto e desprotegido com as feridas e, ainda que existam 2 tipos a doença, ambos têm como sintomas a infecção cutânea. A herpes de tipo 1 pode ser transmitida a partir do beijo, causando feridas nos lábios e nariz, enquanto a de tipo 2 surge nas áreas genital e anal (causando bolhas na virilha)[4].
Se você está com bolhas nessas regiões, acompanhadas de ardor e coceira e dificuldade para urinar, procure um médico o quanto antes. Conheça todos os sintomas de herpes genital nesse artigo.
Após uma infecção pelo vírus da herpes, algumas pessoas passam por um surto com fortes sintomas e, após, o vírus se torna dormente, fazendo parecer que a doença não está mais presente, entretanto, permanece na área do corpo onde o paciente foi infectado.
Em muitas pessoas, o vírus causa surtos recorrentes, ou seja, mesmo após o desaparecimento, volta a causar bolhas na virilha masculina e feminina.
Bolhas na virilha e HPV
Verrugas genitais podem ser provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV não causa pequenas bolha de pus na virilha, e sim verrugas que crescem em número e em tamanho e podem até mesmo estarem ligadas ao câncer do colo de útero nas mulheres.[5]
Existem vacinas muito eficazes contra o vírus da HPV[6], entretanto, são diversas as variedades do vírus causador da doença e as vacinas não protegem contra todos, além de não serem capazes de eliminar infecções já adquiridas.[5]
Sugestão: Como se pega HPV
Sífilis e bolha de água na virilha
A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum que se divide em 3 estágios[7]. Veja abaixo as características de cada um:
- 1º estágio: pode ser assintomático ou passar desapercebido, ainda que seja já contagioso. Causa úlcerass superficiais de formato irregular e indolores localizadas principalmente nas genitais, colo uterino, ânus, bocha, língua, amígdalas e dedos, ainda que possam aparecer em outras regiões. As últceras causadas pela sífilis podem ser confundidas com bolha d'água na vulva que acabaram estourando. A fase dura de 3 até 8 semanas.
- 2º estágio: caso a sífilis não seja tratada na primeira fase, a doença atinge o segundo estágio, que causa febre, dores de cabeça e fatiga e erupções cutâneas que também aparecem nas palmas das mãos e pés. Os sintomas da segunda fase costumam desaparecer de 3 até 12 semanas após os surgimentos.
- 3º estágio: pode causar fortes dores de cabeça, epilepsia e aneurisma. Por ter sintomas raros em doenças do tipo, por vezes o paciente não percebe a conexão entre os 3 estágios.
O tratamento da doença é feito com penicilina.
Molusco contagioso e bolhas de pus na virilha
Molusco contagioso é uma infecção viral que ocorre nas mucosas da pele[8], causando pequenas lesões amareladas, sendo comum em crianças e pessoas com baixa imunidade. A doença é transmitida por contato físico como o compartilhamento de toalhas e roupas.
Contudo, a doença é fácil de ser tratada existem diversos métodos para eliminar as bolhas de pus na virilha, cabe ao médico escolher o método adequado considerando o caso de cada paciente.
Piolho pubiano e bolhas de sangue na virilha
Também chamados de "chatos", os piolhos pubianos são pequenos parasitas que infectam os folículos da pele da região dos pelos pubianos, causando prurido e bolhas de sangue na virilha, sendo comum serem adquiridos durante contato sexual.[9]
Para tratar a infecção, basta utilizar shampoos contra piolhos e manter a região sempre limpa.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Referências
- SKOTNICKI, S. La dermatite de contact irritante et la dermatite de contact allergique. Tribunal d’appel de la sécurité professionnelle et de l’assurance contre les accidents du travail, 2014. Disponível em: http://wsiat.on.ca/tracITDocuments/MLODocuments/Discussions/fallergic.pdf. Acesso em: 22/06/2019.
- SAHOO, A. K. MAHAJAN, R. Management of tinea corporis, tinea cruris, and tinea pedis: A comprehensive review. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4804599/. Acesso em: 30/06/2019.
- The Family Planning Association. Genital herpes: looking after your sexual health. Disponível em: https://www.fpa.org.uk/sites/default/files/genital-herpes-information-and-advice.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
- Canada's source for HIV and hepatitis C information. L’herpès génital. Disponível em: https://www.catie.ca/ga-pdf.php?file=sites/default/files/genital%20herpes%20FR%202016%2001%2012.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
- CHIDIAC, C. Infection à human Papillomavirus (HPV). Disponível em: http://www.infectiologie.com/UserFiles/File/formation/du/lyon/chidiac-c-vaccin-hpv-duciv-2016.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
- SPAAR, A. HEININGER, U. HUWILER, S. S. SPICHER, V. M. La vaccination contre les HPV : efficace et sûre. Ars medici. Disponível em: https://www.bag.admin.ch/dam/bag/fr/dokumente/mt/infektionskrankheiten/hpv/hpv-impfung-wirksam-sicher.pdf.download.pdf/hpv-impfung-wirksam-sicher-fr.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
- LEVAC, F. La syphilis. Disponível em: http://www.santecom.qc.ca/bibliothequevirtuelle/hyperion/9782895471585.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
- BARBA, R. R. Molusco contagioso: Revisión y opciones de tratamiento. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/archivostgi/tgi-2011/tgi115g.pdf. Acesso em: 30/06/2019.